No Consultório! Dica da Dermatologista – Toxina Botulínica: Onde e Quando??

Meninas,

O assunto de hoje é dos bons!!!! Toxina Botulínica!!! Muitas mulheres ainda têm duvidas sobre a partir de quando começar a usar, onde aplicar, duração dos efeitos…

Pensando nisso, a minha dermatologista, Dra. Carla Jamal khouri, preparou um post para tentar esclarecer algumas das dúvidas mais frequentes. Vamos conferir?

Com a palavra, a Dermatologista!

“Tratamento Rugas – Toxina Botulínica

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum.

 Essa mesma bactéria é responsável por uma intoxicação alimentar e embora essa substância seja altamente tóxica para o sistema nervoso, a toxina botulínica é usada há anos por especialidades médicas como a neurologia e a oftalmologia para a correção de contrações musculares involuntárias.

 O medicamento foi liberado em 1992 pelo Ministério da Saúde do Brasil mas só foi aprovado em 2002 para seu uso cosmético, e desde então, tem sido muito eficaz, atuando na paralisação dos músculos faciais que formas as rugas, chamadas rugas dinâmicas, ou seja, que se formam apenas quando contraímos os músculos. Com a interrupção da contração, ocorre um relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

 O BOTOX, é a marca mais conhecida de comercialização da toxina e foi a primeira a ser liberada para o uso estético.

 A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas, utilizando -se de uma pequena agulha muito fina.

E agora vem parte boa: a toxina botulínica pode ser aplicada ainda na terceira década de vida, pois algumas pessoas têm músculos muito fortes e podem ter aparecimento de marcas de expressão muito cedo, mesmo logo após os 20 anos. Aliás, em pessoas muito velhas, as marcas são mais profundas e geralmente necessitam de tratamento complementar com preenchimento (entre outras coisas), mas todas as idades podem obter benefício para a aparência com este tratamento.

 A maioria das pessoas tolera muito bem a sensação da picada. Cremes anestésicos também podem ser utilizados antes da aplicação.

 Os principais locais da face para aplicação são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região periorbitária (“pés de galinha”).

 Esses pontos são diferentes em cada pessoa.

 Efeitos colaterais , apesar de raros, podem acontecer.

 São eles: cefaléia (dor de cabeça), erupções cutâneas, pequenos hematomas.

 Os efeitos da toxina começam a aparecer entre 2 a 3 dias após a aplicação, sendo observado sua completa ação por volta de 15 dias e então desaparecem gradualmente.

 O procedimento deve ser repetido após alguns meses, variando para cada pessoa.

 É importante ressaltar que injeções de toxina botulínica não devem ser utilizadas durante a gravidez ou durante o aleitamento. Também é desaconselhável para pessoas com certas condições neurológicas, mais um motivo para sua prática ser realizada apenas por médicos.

 Recentemente, no Congresso Anual da Academia Americana de Dermatologia, que ocorreu em março desse ano em San Diego- Califórnia, foi lançado um medicamento, o  “Zytaze “, que prolonga a vida da toxina botulínica por até 2 meses. Ainda sem chegada prevista para o Brasil. Mas a promessa é muito boa , não?”

Sobre Carolina Khouri

Nasci em Niterói e atualmente moro na cidade de São Paulo. Sou advogada de formação e empresária de moda de coração, corpo e alma. Juntamente com duas sócias queridas, fundei a CopaClub Beachwear, marca de moda praia voltada para o mercado de luxo.
Esse post foi publicado em Beleza, Estilo. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s